Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Gestor desse conteúdo  Gestor desse conteúdo

Unidade: Seção de Jornalismo - Secjor
E-mail: imprensa@tre-rj.jus.br

  Imprimir
Notícia - Assistente virtual do WhatsApp tira dúvidas sobre processo eleitoral

Assistente virtual do WhatsApp tira dúvidas sobre processo eleitoral

16/10/2020 - 14:04

Combate à desinformação é um dos temas do serviço de chatbot 

Para acessar de forma prática, por meio do celular, assuntos relacionados às Eleições 2020, eleitores podem fazer cadastro no chatbot "Tira-Dúvidas no WhatsApp", assistente virtual criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o aplicativo de mensagens. Recomendado pelo vice-presidente e corregedor do TRE-RJ, desembargador Cláudio Luís dell´Orto, o canal de comunicação tem como objetivo formar uma rede que permita a circulação rápida de informações relevantes sobre o processo eleitoral.

Um dos tópicos do assistente virtual é o "Fato ou Boato?", voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o pleito eleitoral e o processo democrático. Ao selecionar o tema, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, desmistificar os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino, com dicas para identificar e combater as chamadas "Fake News".

O material de combate à desinformação está sendo produzido pela Coalização de checagem de fatos, que conta com a parceria de nove agências de fact-checking. Entre as mensagens desmentidas em outubro estava a de que atuar como mesário suspende recebimento do auxílio-emergencial e outros benefícios sociais, de 7,2 milhões de votos haviam sido anulados pelas urnas em 2018, de que TSE censurou o WhatsApp para impedir denúncias sobre a urna eletrônica e de que apenas o Brasil, Cuba e Venezuela usam urnas eletrônicas.

Como cadastrar

Para conversar com o assistente virtual, basta acessar a câmera do celular e apontá-la para o QR Code na imagem acima, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos. Também é possível acessar pelo link wa.me/556196371078. O canal automático do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, que vão desde informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.

Descrição da imagem: QR Code



Siga o TRE-RJ nas mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram



barra divisória

     
   Enviar email